segunda-feira, 8 de março de 2010

Rainha Vitória uma governante a frente de sua época



A Imagem em questão é do casamento da Rainha com seu amado Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha.

Hoje é um dia especial, dia internacional da mulher, decidi fazer uma postagem especial sobre essa época, porém ao invés de falar do motivo do dia 8 de março ser escolhido ou das implicações sociais da época em que ocorreu a morte das trabalhadoras, decidi dedicar a postagem à Rainha Vitória da Grã Bretanha e Irlanda, cargo este que foi ocupado por 63 anos, a monarquia mais duradoura já vista na Grã Bretanha.
Vitória filha de Eduardo, duque de Kent, quarto filho do rei Jorge III , subira ao Trono com 18 anos, aos 21 se casa com o Primo Alberto de Saxe-Coburgo e Gotha que fora sua grande paixão, assim como o Império britânico.
Com relação ao seu casamento fato interessante foi da própria rainha pedir o primo em casamento, casaram-se por amor, e o que torna mais interessante a união é o fato de Vitória ter acrescentado um véu ao traje nupcial, tradição que perdura até os nossos dias.
O governo da Rainha Vitória foi marcado por uma forte expansão territorial, econômica e militar do império britânico, chegando ao seu auge territorial, nesta época surgiu a expressão: “Sempre há sol no império britânico”, em clara referência à sua extensão. É marcada também uma era de enormes mudanças técnicas em todo império, foi no período vitoriano que surgiu o metrô, o sistema esgoto moderno, os telegrafos, ferrovias mais seguras e rápidas, a tower bridge, a dragagem do Tâmisa. A Rainha vitória tinha apoio de seus súditos, seu governo foi marcado por um expressivo sentimento nacionalista, sucessivas guerras colôniais, também podemos observar em seu contexto um grande crescimento da moral conservadora, em compensação foi o período de grande ascenção da classe média e de maior participação do povo no governo do império. A população britânica duplicou no mesmo período, Londres passou a ser definitivamente o centro comercial do mundo ocidental.
Em termos sociais, o período vitoriano teve um grande impacto, podemos colocar com relação à leis a “Mining act” que proibia o trabalho de mulheres e crianças nas minas de carvão. Nas escolas fora implantada a educação física como parte do programa didático. Os esportes foram levados para escolas e academias militares, onde nasceram o football, rugby entre outros esportes. Na Literatura o período vitoriano foi responsável por parte dos grandes escritores do século XIX, como Sir Arthur Conan Doyle entre outros. Na arquitetura o gótico foi empregado em várias construções por todo Império, No meio científico tivemos a 1º Grande Feira, a expedição de Darwin Galapágos. Na diplomacia o período vitoriano foi marcado pela diplomacia das canhoneiras, e nas sucessivas guerras como citadas acima, principalmente colôniais, embora possamos destacar a participação da Inglaterra na Guerra da Criméia.
A parte negativa do governo de Vitória foi marcada principalmente por causa da Grande Fome da Irlanda e dos Massacres na Índia e no Paquistão.
Infelizmente, após a morte de Alberto, a Rainha não atuou mais tão incisivamente na política do império, alguns pesquisadores atribuem a isso a depressão que a Rainha sentira após a morte de seu amado, Vitória resignou-se ao Luto até sua morte aos 81 anos de idade na ilha de Wigth. Seu Enterro também foi marcado por mais uma transgressão, fora carregada por seus filhos, e fora enterrada com um vestido Branco e seu véu, que usara no casamento. O véu posteriormente fora adicionado à tradição mortuária.
O reinado de Vitória fora tão importante que o período que ela reinou ficou conhecido como era vitoriana, um período marcado pelo crescimento do império britânico à limites nunca antes imaginados do Império.

2 comentários:

  1. Realmente a era vitoriana trouxe marcos importantes para nossos dias atuais (como o metro e o sistema de esgoto). Enfim essa tradição do véu confesso que não sabia. Vivendo e aprendendo! Estudando e acumulando ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo. Você em minha opinião é o número um, pois só você esta escrevendo.
    Falar de Inglaterra, principalmente Rainha Vitória é realmente valorizar a mulher.Bravo!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir