domingo, 28 de fevereiro de 2010

A liberdade feminina nos monastérios medievais

Na idade média as mulheres tinham um papel secundário na sociedade, principalmente por causa da interpretação da Curia católica com relação ao pecado original, que no período medieval era atribuida às mulheres, tendo eva como primeira pecadora. A maior parte do imaginário lendário medieval com relação ao demônio tinha a mulher como protagonista. Sendo a pessoa que cai na tentação para Lúcifer ou como a pessoa que convence o homem e bom fiel a cair na tentação das artes das trevas.
O único papel que as mulheres poderiam desempenhar na sociedade medieval fora do claustro era o de esposa e provedora de filhos, peças fundamentais na economia rural do alto medievo, excluia-se assim a possibilidade do estudo fora do claustro para as mulheres, as poucas instituições de ensino fora dos monastérios eram exclusivamente masculinas.
As mulheres do medievo só podiam ter acesso ao mundo letrado se estivessem dentro de um monastério, a maioria das mulheres passavam parte da sua vida, antes do casamento em um monastério para conservar sua virgindade e aguardar o casamento, muitas acabavam continuando seus votos, ou seja, ficavam nos monastérios como irmãs de fé. Apesar das mulheres não poderem assumir altos postos na hierarquia da igreja muitas preferiam a liberdade que gozavam no interior dos muros dos mosteiros a vida como esposa, dentro dos mosteiros as mulheres do medievo tinham a chance de estudar as sete artes liberais, em casos de mosteiros mais liberais em mosteiros mais conservadores somente acesso ao estudo do latim e das escrituras sacras. Sendo assim podemos concluir que apesar da repressão instaurada pela igreja o claustro era uma opção viável onde as mulheres tinham liberdades para estudar e escrever e também poderiam redimir-se dos pecados que a igreja lhes instaurava.

fonte:Entre Deus e o Diabo, cap 2: Hildegarda de Bingen

9 comentários:

  1. Parabéns Cara, mto legal msm. Os textos são bem legais tb, mas tu podia deixa-los mais com a "sua cara", se é q me entende (e me permite o comentário), hahaha.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Mulher,mulher,mulher,.... ( Neguinho da Beija-flor),ainda bem Diogo que vc existe para escrever alguma coisa a mais sobre o lado bom da vida,rsrsrs.
    Apesar de que, mulher ja é completa, não precisa de complemento.

    ResponderExcluir
  3. O estudo do passado da mulher na sociedade reflete em muito em ações que ocorrem atualmente. Isso tudo explica por exemplo o forte movimento feminino que foi crescendo e se consolidando na era contemporânea. Sempre muito bom acessar este blog e ficar por dentro de alguns documentos e textos...! Sucesso irmão

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, de fato o papel da mulher na idade média era muito limitado mas devemos sempre lembrar que haviam alternativaS, paliativas sim mas existiam.É válido lembrar até algumas poucas que conseguiam o divorcio, claro que com todo um contexto, como mostra o livro de José Rivair Macedo em A Mulher na Idade Média.
    Valeu Show Diogo!!!!

    ResponderExcluir
  5. parabéns, diogo adorei o texto.
    é realmente um assunto muito interessante, e por vezes polêmico.
    mas você tratou resumidamente com muita propiedade.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Diogo um jeito simples de falar de algo que para muitos é complicado . Abraço seu irmão de facul (jonh coff)

    ResponderExcluir
  8. Cara, seria bom explorar em mais detalhes os temas. Esta de forma altamente superficial gostaria de maior aprofundamento. Sou estudante de economia, mas gosto de escrever sobre iconografia medieval. E a figura da mulher tem um papel extremo como elemento de uma culta pagã que cultuava a figura da mulher como simbolo da fertilidade, de forma ampla, o que engloba a fertilidade da terra, e sua importância para alimentação da sociedade medieval, principalmente os mais pobres. A mulher vai ser perseguida pelo cristianismo que a via de forma inversa, e no meio do sincretismo pagão e cristão muitos elementos foram se combinando de forma não tão perfeita. Cabe ainda muita coisa ... jejejje

    Teu blog ta legal ... vou add !!!

    ResponderExcluir