quarta-feira, 7 de abril de 2010

A iconografia do demônio no período medieval


a imagem em questão é do manuscrito de Praga, primeira pintura feita sobre o demônio no período medieval
A Iconografia do Demônio na Idade média
Eu decidi iniciar a série de postagens sobre o demônio no período medieval falando sobre sua iconografia, como chegou a imagem que temos hoje, vermelho, patas de bode, chifres e tridente. O demônio no período medieval é o meu objeto de estudo, principalmente a relação social que orbitava na figura de Satã. Ao final desta série postagens espero ajudar meus amigos visitantes a compreendermos melhor as relações de poder e religião do período medieval.
Durante grande parte do período medieval, apesar do demônio ser algo palpável na vida das pessoas, independente de classe social, não havia ainda uma iconografia do demônio. Principalmente porque a igreja afirmava que Satã poderia assumir qualquer forma, tanto a de um belo cavaleiro quanto a de uma serpente, as formas que Satã poderia assumir dependeriam de qual designio ele teria, ou seja, poderia ser belo e sábio para tentar corromper um bom homem ou poderia ser repugnante para amedontrar os corações do povo, principalmente os mais pobres.

Durante o medievo, muitas eram as dificuldades dos artistas para retratar o demônio, como citado acima, a igreja ao afirmar que ele poderia ter qualquer forma, dificultava e muito o trabalho daqueles que queriam retrata-lo.
Um dos grandes problemas começou a ser resolvido quando os artistas e teólogos retornaram à antigüidade pagã. As primeiras representações foram amplamente inspiradas em Pã, Deus grego das florestas e dos bosques, sua representação é a mesma do sátiro, uma criatura com pernas de bode, cascos e chifres. Foi neste momento que a a concepção de que o Diabo seria como todas as criaturas criadas por Deus, sua imagem e semelhança foi sendo derrubada. A iconografia demôniaca servia então como forma de propaganda, devemos nos lembrar que a alta idade média ainda passava por um processo de cristianização, principalmente nos pontos mais distantes dos grandes centros, como Roma.
Logo depois fora necessário incorporar ao demônio um armamento, no qual ele flagelaria o povo, então fora escolhido o Tridente, marca de Poseidon, senhor dos Mares na Grécia Antiga.
Até então nesta época no século IX não havia uma forma definida, estas formas antropomórficas e baseadas na mitologia, simbolizam também “o papel do demônio”, até então de certa forma mais escondido na história cristã. Segundo Le goff e Schimit:
“Ao que parece, a importância do Maligno vai se reforçando globalmente durante o curso da Idade Média. Note-se que o Diabo está quase ausente das imagens cristãs até o século IX. É somente por volta do ano 1000 que encontra uma posição digna dele, quando se desenvolve uma representação específica enfatizando sua monstruosidade e animalidade, e manifestando seu poder hostil de modo cada vez mais insistente”. (2002, vol I, p. 319).

Foi exatamente no ano 1000 que o demônio ganhou sua “forma” na iconografia medieval. Chifres vindos do Deus Pã, o Tridente de Poseidon, a pele escamosa lembrando o Dragão, ou ainda a Serpente que tentou Eva. A pele vermelha também vem da antiguidade clássica incorporada dos Djnnis, ou gênios, que eram espíritos folclóricos da região do Oriente próximo até a Arábia distante.Posteriormente as asas foram incorporadas em uma alusão não só a criaturas noturnas como morcegos(símbolos de mau agouro) mas também aos Dragões, criaturas rotineiras na mitologia Nórdica.

Podemos assim concluir que a igreja ao colocar no demônio arquetipos do folclore e da mitologia da antigüidade clássica, estava começando um movimento que foi crucial para seu crescimento durante o período, que era a demonização do inimigo. Foi também neste período que a igreja se colocou como o escudo que protegeria a humanidade das atrocidades da Besta.
O período do Século IX fora importantíssimo para igreja no contexto de afirmar a fé cristã como única na Europa pagã, e a iconografia contribuira, pois mostrava aos recém convertidos o quão mal e repugnante era o Senhor daqueles que não era cristãos verdadeiros, podendo assim ter mais argumentos de conversão e principalmente ridicularizando as tradições culturais e científicas da Antigüidade clássica, pois na associação iconográfica fica claro que tudo o que é ligado a este passado, é demôniaco, profano, portanto deve ser purificado.

7 comentários:

  1. Fato curioso é que a igreja ainda detém esse poder entre as pessoas , antes a partir da opressão e de certa forma ideologicamnte, hoje isso se torna algo tão real que vira algo inquestionável entre grande parte da população cristã.

    ResponderExcluir
  2. Demônio? Você mais uma vez consegue fazer as colocações precisas e esclarecedoras.
    Idade Média que período foi esse? Ainda bem que suas colocações são perfeitas e iremos aprender sempre mais um pouco. Padres,bispos... o Diogo está chegando, para analisar os documentos e fazer novas descobertas.
    Um abç.

    ResponderExcluir
  3. ...se ainda hoje há tantas discussões e mistérios em torno do malígno, imaginemos na Idade Média quando os homens em absoluta maioria eram moldados pela religião.A fé explicava o que parecia não ter explicação e hoje, terminada a primeira década do século XXI tenho a impressão de que estamos voltando a esse passado "apocalíptico" resgatado pelas diversas e numerosas instituições que se dizem religiosas, que por vezes tropeçam uma na outra e que ao impor o diabo como responsável por todo mal acontecido, mostram-se como aquelas capazes de salvar os pobres homens mostrando -lhes a verdade e claro cobrando deles um "preço",digo,os dizímos...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texo. Também acho o período medieval extremamente instigante. Uma das matérias que eu mais gostei na faculdade estudava a literatura deste período.

    Muito interessante a sua abordagem quanto a figura do demônio, acredito que a igreja, por representar a instituição de maior domínio moral/ideológico na época, buscava de diversas maneiras manter as pessoas sob a sua influência e por isso foi necessário criar uma figura que contrastasse com a imagem que eles propagavam do que seria o bem. Associando assim o belo ao bem e o feio ao mal.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz de ver que o blog está dando certo! Realmente essa questão da iconografia é algo muito importante as vezes, "ignorado" por muitos. Detalhes de imagens, representações explicam muitas coisas....
    Enfim, o resto o pessoal acima já disse! Abraço e sucesso com o blog

    ResponderExcluir
  6. Cara eu odeio história, mas adorei teu blog, já tá favoritado, e pretendo voltar mais vezes. =)

    ResponderExcluir
  7. Uau!! Excelente postagem!! É realmente incrível ver como as pessoas conseguem ser manipuladas pela igreja. Uma figura criada para o próprio fortalecimento do cristianismo que ainda é usado hoje. Todos deveriam ler esse texto e descobrir do que realmente tem medo. Continue postando, seu blog merece muito sucesso.

    ResponderExcluir